O riso desencadeia um conjunto de reacções fisiológicas aos mais diversos níveis!
Activa o sistema cardiovascular, e consequentemente aumenta a frequência e a pressão cardíaca. As artérias dilatam, levando a uma queda de pressão. Contracções fortes e repetidas dos músculos, da parede torácica, do abdómen e do diafragma aumentam o fluxo sanguíneo nos órgãos.
A respiração forçada do Ha! Ha! Ha! Ha! Ha! do riso eleva o fluxo do oxigénio no sangue. A tensão muscular diminui e nós podemos temporariamente perder o controlo dos nossos membros, como quando utilizamos a expressão “ sinto-me fraco(a) de tanto rir”. As pessoas que sofrem de má disposição crónica e que têm tendência para a depressão, têm alta incidência de pressão sanguínea elevada, níveis de colesterol mais elevados e sofrem ataques cardíacos. Enquanto a raiva, a depressão e frustração perturbam a função de muitos sistemas fisiológicos, incluindo o sistema imune, o riso ajuda estes sistemas a aumentar o número de células que auxiliam no combate contra infecções “células T” no sangue.
O riso também pode promover mudanças hormonais benéficas. Cientistas especulam que o riso liberta transmissores neuroquímicos chamados endorfinas, os quais reduzem a sensibilidade à dor e promovem sensações de prazer e de bem-estar.
VALE A PENA DAR GARGALHADAS!
1 comentário:
Hoje já vou rir mais!
Enviar um comentário