quarta-feira, 19 de março de 2008

História do Chá


Existem muitas lendas sobre a origem do chá. Uma das mais conhecidas refere que a sua origem remonta há 5.000 anos, na China, na época do Imperador Sheng Nong, conhecido como o “Curandeiro Divino”.
O Imperador Sheng Nong, como forma de evitar as epidemias que devastavam o seu Império, decretou que todas as pessoas fervessem a água antes de a consumirem. Um dia, mais tarde, ao passear pelos seus jardins pediu aos seus empregados que lhe fervessem água. Ao aguardar que a água arrefecesse, para a beber, caíram no seu copo umas folhas vindas de uns arbustos, conferindo à água uma tonalidade acastanhada. O Imperador decidiu provar essa água e ficou surpreendido com o sabor.
A partir desse dia tornou-se um apreciador de chá e introduziu esse gosto junto do povo. Sucintamente, esta é a lenda da origem do chá e, como em qualquer lenda, existe sempre um fundamento. A origem do chá remonta ao período que antecedeu a ascensão ao poder da Dinastia “T’ang” (anos 618 e 906 d.c.). Esta Dinastia assistiu à difusão de uma bebida feita pelos monges budistas. Bebida esta que era trazida dos Himalaias, proveniente do arbusto do chá, com o nome cientifico “Camellia Sinensis”, que crescia aqui livremente e sem qualquer trato.
De acordo com os relatos efectuados pelo Monge Budista japonês Ennin, durante uma viagem ao Império do Meio, século IX, o chá nessa altura já integrava os hábitos dos chineses. Na mesma época, um Monge Budista chinês, chamado Lu Yu, escreveu o primeiro grande livro sobre o chá, denominado “Ch'a Ching”, onde descreve os métodos de cultivo e preparação que eram usados no Império. A partir desta época o chá começa a ser trazido para o Ocidente, mas só com a chegada dos portugueses ao Oriente é que se começou a conhecer verdadeiramente o chá.


Fonte: Blogue protocolo

Sem comentários: