quinta-feira, 27 de março de 2008
Karma Produções ANIMA o nosso EVENTO
Orientação Vocacional no 1º Encontro Multidisciplinar para a Promoção da Saúde
Faculdade de Medicina Dentária apoia iniciativa
quarta-feira, 26 de março de 2008
Gastos de Água na Alimentação
O consumo de uma chávena de café equivale a um gasto de 140 litros de água, gasta no cultivo, produção e empacotamento dos grãos, de acordo com o vencedor do 'Prémio Estocolmo da Água 2008'. O professor universitário John Anthony Allan desenvolveu uma teoria denominada "água virtual", que mede a quantidade deste líquido que é gasta na produção de alimentos.Segundo os seus cálculos, uma chávena de café equivale a 140 litros, o que corresponde, aproximadamente, à quantidade de água que uma pessoa gasta diariamente.Já para a produção de um pedaço de meio quilo de queijo são necessários 2.500 litros de água, enquanto um quilo de carne de vaca, até chegar ao consumidor, exige o dispêndio de mais de 10 mil litros. Feitas as contas, o professor laureado afirma que cada pessoa gasta diariamente entre dois mil e cinco mil litros de "água virtual".A teoria desenvolvida por Allan valeu-lhe a distinção com o Prémio Estocolmo, tendo causado um grande impacto nas políticas de gestão de água, de acordo com o diário espanhol 'El Mundo'. O júri do prémio salientou que este estudo pode contribuir para diminuir a escassez de água.
segunda-feira, 24 de março de 2008
A importância do 1º Almoço
Um exemplo de um bom pequeno almoço, ou melhor, primeiro almoço, pode ser encontrado combinando alimentos de cada um dos três grupos:
1. pão ou flocos de cereais;
2. leite ou queijo ou iogurte;
3. fruta fresca ou sumo natural.
Quais são as consequências para a saúde por não tomar um pequeno almoço suficiente?
Um primeiro almoço insuficiente tem como consequências para a saúde:
• a baixa de “ energia” que poderá provocar cansaço, sensação de cabeça oca, visão turva, perda de força muscular, dores de cabeça, irritabilidade, enjoos e vómitos;
• um aumento brutal de apetite para a refeição a seguir o que poderá levar a comer em excesso.
quarta-feira, 19 de março de 2008
História do Chá
terça-feira, 18 de março de 2008
Um SORRISO... uma LUZ!
O cuidado diário preventivo, que inclui a escovagem e o correcto uso do fio dentário, ajudá-lo-á a preservar a sua saúde oral e consequentemente a sua saúde em geral.
- Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, sendo que uma delas deve ser, obrigatoriamente, antes de se deitar;
- Utilizar uma escova de tamanho adequado. Normalmente as escovas dentárias devem ter uma cabeça pequena e serem macias, para evitar lesões sobre os dentes e gengivas;
- Utilizar diariamente fio dental para retirar restos alimentares e bactérias dos espaços que existem entre os dentes e entre estes e as gengivas. O seu uso deve ser executado antes da escovagem, para que a acção protectora do dentífrico seja mais prolongada;
- O recurso a elixires ou colutórios para bochecho deve ter uma indicação clínica, pois não são todos iguais e os produtos utilizados podem ter aplicações bastante diferentes. Deve por esse motivo seguir as indicações dos profissionais de saúde oral;
- Nas crianças, o acto de higiene oral deve ser sempre supervisionado pelos pais, tendo especial atenção à quantidade de dentífrico colocado na escova e possibilidade de ingestão do mesmo;
- Em alguns casos pode existir indicação clínica para recurso a suplementos fluoretados;
- No final da higiene oral não se deve passar a boca por água, mas sim cuspir os excesso de dentífrico, pois assim a acção dos compostos fluoretados ou antimicrobianos será mais prolongada.
CUIDE dos seus dentes!
GNR no 1º Encontro Multidiscplinar para a Promoção da Saúde
Lipor dá as mãos ao nosso Evento
sexta-feira, 14 de março de 2008
quarta-feira, 12 de março de 2008
GALP apoia 1º Encontro Multidisciplinar para a Promoção da Saúde
terça-feira, 11 de março de 2008
Coragem
Tudo isto para dizer, o fundamental é estarmos despertos para explorar apreciar a imensa riqueza que os alimentos nos oferecem. É como as cores. Já pensaram como o mundo seria monótono se tudo fosse azul?
segunda-feira, 10 de março de 2008
"Gosto de de vós, como do gosto das pedrinhas de sal"
Um bocadinho de sal é muito importante para realçar o sabor da carne, do peixe, dos legumes, do pão e dos doces.
Umas pedrinhas, mas sem exagerar!!
Nós em Portugal temos o hábito de salgar demais a comida. É que na maior parte dos alimentos já contêm, naturalmente, uma dose de sal.
Por isso, quando se cozinha precisamos de acresentar pouco sal.
Curiosidades
Tal como o açucar o sal também já foi muito valioso. Sabes de onde vem a palavra sálário? É que há alguns séculos atrás o trabalho era pago em sal.
O que achas que se quer dizer quando se diz que alguém é:
"Um pãosinho sem sal"? ou "Uma rapariga insonsa"?
domingo, 9 de março de 2008
Beneficios Nutricionais da Sopa
Por um lado, as vitaminas e minerais também são essenciais pois entram na composição de várias estruturas como órgãos, músculos, ossos e sangue. Por outro lado, a fibra alimentar apresenta diferentes papéis ao nível do aparelho digestivo, com implicações desde a mastigação, passando pelo tempo de digestão e pelo fornecimento de substrato que permite às bactérias do nosso intestino um funcionamento saudável. Os antioxidantes funcionam como protectores porque limitam o papel carcinogénico de algumas substâncias.
sábado, 8 de março de 2008
A Roda dos Alimentos
O seu símbolo, tal como o nome indica, é em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos; os chamados grupos de alimentos.
sexta-feira, 7 de março de 2008
Qual é a importância da ÁGUA na nossa vida?
Mais de 60% do corpo humano é constituído por água e esta é-lhe indispensável, dado que todo o metabolismo assenta em reacções desenvolvidas em meio aquoso. A água regula a temperatura do corpo humano, elimina as toxinas através da urina e da transpiração e faz a distribuição dos nutrientes pelos diversos órgãos.
Na sua falta, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica prejudicado, contribuindo para o aparecimento das mais diversas doenças.
Que quantidade de água se deve beber?
A quantidade de água que se deve beber, depende da constituição física, do nível de actividade e da temperatura do ar. O corpo humano perde uma quantidade significativa de água através da respiração, transpiração e urina (através da respiração perde cerca de meio litro de água por dia). Por tudo isto, os especialistas recomendam que se beba pelo menos 2 litros de água por dia. Beber bastante água faz com que todo o organismo fique mais equilibrado e resistente. É necessário ter especial atenção em situações de doença, esforço físico prolongado e outras que possam requerer uma maior ingestão de água.
Com que frequência se deve beber água?
A quantidade de água perdida pelo organismo deve ser reposta gradualmente ao longo do dia, assim os 2 litros de água recomendados, devem ser ingeridos em porções e intervalos regulares. Em situações particulares em que haja perdas maiores de água, deve aumentar-se a quantidade de água ingerida.
A sede é um indicador tardio de falta de água. Com efeito, quando se tem vontade de beber água, é porque dela o organismo precisa há já algum tempo.
Existe uma maneira fácil de reconhecer se a quantidade de água ingerida é suficiente. Quando a urina é eliminada em grandes quantidades e tem uma cor clara, a quantidade de água é suficiente. Se, pelo contrário, a urina é eliminada em pequenas quantidades e tem uma cor escura, é necessário aumentar o consumo de água.
quarta-feira, 5 de março de 2008
O Poder do Riso!
terça-feira, 4 de março de 2008
Benefícios da Actividade Física
Melhora a tua qualidade de vida com uma actividade física regular!
Com a prática de exercício físico regular e uma alimentação equilibrada:
- sentes-te melhor, mais alegre e capaz;
- ajuda-te a crescer mais saudável;
- consegues controlar melhor o teu peso;
- melhoras o funcionamento do coração e das capacidades respiratórias; e
- prevines o desenvolvimento de doenças.
Aqui vos deixo alguns exercícios para complementares a tua Actividade Física:
Lembra-te que só uma prática regular poderá ter efeitos positivos na sua saúde física e mental!
domingo, 2 de março de 2008
A sabedoria está no POVO...
- "Rir é o melhor remédio" - o riso melhora o estado de saúde, trata a depressão e ajuda a curar doenças.Existe uma terapia do riso na qual se provoca uma sessão de riso pela reprodução do há, há, há e da fisionomia do riso. É um recurso terapêutico, potencializado quando feito em grupo.
- "Prevenir é melhor do que remediar" - isto expressa uma verdade absoluta, que nem sempre é seguida por todos. Prevenir é mais fácil e mais barato do que remediar.
- "Quem do mundo se isola do mundo fica isolado" - e adoece, pode-se acrescentar. Não é por acaso que a prisão mais rigorosa é a solitária. Os seres humanos recebem energia basicamente do universo, da alimentação, da respiração, da terra e do contacto humano.
- "Vida é hoje, ontem já se foi, amanhã talvez não venha" - este provérbio indica que só o momento presente está sob nosso control e que a vida é feita de momentos actuais. As pessoas saudáveis vivem o agora, que é quando têm poder de opção.
- "Recordar é viver" - as substâncias químicas, que a recordação produz, são as mesmas que as produzidas na vivência original. Assim é positivo para a saúde recordar factos agradáveis, estimulantes, energizantes, calmantes, que nos dêem confiança, capacidade, amore prazer.
- "Errar é humano, perdoar é divino" - o efeito do perdão tem vindo a ser estudado e já está comprovado como o seu efeito é libertador.